segunda-feira, 7 de março de 2011

Natura Água de Viver

É curioso observar como determinadas coisas na vida só se aprende com a prática. Costumamos lembrar de todo o valor que a água tem quando ela nos falta. Infelizmente essa é uma verdade para a maioria das coisas que estão sempre muito presentes no nosso cotidiano. E é por este mesmo motivo que se a água faltar, ela fará muita falta.
Sentir a responsabilidade pela água na pele, na prática, foi o caminho que a Natura adotou em parceria com a S.O.S. Mata Atlântica, quando criou o projeto Água de Viver. O projeto traz para Consultores e Consultoras Natura, junto com as crianças de sua família, amigos e vizinhos, a vivência da qualidade das águas de um rio de sua comunidade. Por meio de atividades de todo o tipo, para envolver todos os participantes, será feito um acompanhamento da qualidade dessas águas, aprendendo na prática a importância de sua conservação e urgência dos cuidados do cotidiano para garantir a água do futuro. Com a descoberta de muitas possibilidades após todas as atividades e testes, tem-se por objetivo final realizar campanhas locais até ações para mobilizar pessoas e empresas e chamar a atenção do poder público.

O projeto Água de Viver vai trazer novidades constantes e reportar todo o projeto através do Blog Água de Viver. Lá também tem mais detalhes do projeto que acabou de nascer, além de muitas dicas para economia e preservação da água. Pode conferir que já adicionamos o blog na nossa listinha de blogs queridos, que acompanhamos! Aproveite e dê uma passadinha lá para conferir os detalhes e saber como participar do projeto em sua comunidade.


mn_agua-de-viver_head.jpg


A água é um de nossos bens mais preciosos! Então vamos rever o reuso da água, presente em todos os nossos hábitos, em muitos momentos do dia. É com atitudes simples que conseguimos grandes resultados.




Hoje já falta água para 2 bilhões de pessoas no mundo, e o Fórum Social Mundial já estimava em 2005 a falta de água para 3 bilhões de pessoas até 2025. Mundialmente, segundo hidrólogos e demógrafos, o consumo humano de água doce duplica a cada 25 anos. No Brasil, somos privilegiados, detendo 12% do total da água doce existente na Terra, mas sabemos da triste realidade de vários estados brasileiros, que deixam evidente a má distribuição da nossa água. Enquanto o desperdício reina nas grandes capitais, regiões como o Nordeste sofrem pela falta de água. Ou seja, nada justo. 

O primeiro passo para usar a água com inteligência, reduzindo o consumo e a reutilizando com criatividade é saber hoje como gastamos a nossa tão preciosa água em casa. Veja o destino residencial da água no Brasil (cerca de 200 litros diários):

·         27% consumo (cozinhar, beber água);
·         25% higiene (banho, escovar os dentes);
·         12% lavagem de roupa;
·         3% outros (lavagem de carro);
·         33% descarga de banheiro.

Isso mostra que reusando as águas resultantes de lavagens e banho para descarga, pode-se economizar 1/3 de todo o consumo residencial de água nas casas dos brasileiros. Quer repensar a forma como você tem utilizado a água? Quer dicas do básico que se pode fazer para, pelo menos, “começar”? Veja alguns links interessantes para você clicar:

Fóruns do Instituto Akatu, onde o pessoal respondeu e comentou, e você poderá também deixar sua dica: 


Os links listados acima já vão render uma boa leitura, e pra quem quiser mais, recomendo fazer uma busca através da palavra “água” no site do Instituto Akatu.


Natura

Nenhum comentário:

Postar um comentário